terça-feira, 17 de agosto de 2021

CONVOCATÓRIA 2021- PORTUGUÊS

 

 

 

 CURTA DANÇA é uma mostra de danças de curta duração, que visa ampliar o espaço de produção e trocas de experiências artísticas na dança e de linguagens corporais na cidade de Belo Horizonte. Desde sua primeira edição em 2015 a mostra conta com uma programação diversificada que foi possível através da parceria com o Espaço Aberto Pierrot Lunar. Tendo em vista o quanto mostrar uma pesquisa de linguagem estimula e democratiza o acesso ao palco, essa mostra de danças curtas, que objetiva fomentar a dança nas suas diversas estéticas e estilos, visibiliza outras corpas/estéticos que não o eurocentrado para contribuir de alguma maneira para a decolonização. 

Em sua 5ª edição, o evento promove o encontro entre várias vertentes da dança e é aberto à participação de grupos, coletivos, bailarines, estudantes, professores e artistas em geral, de qualquer região do Brasil e da América Latina. A Mostra fará parte das ações do Corredor Latinoamericano de Teatro. O CLT surgiu em 2014 como uma rede para pensar e fomentar o intercâmbio e circulação de grupos de teatro latinoamericanos; atualmente está em 6 países, com 5 festivais e parceria com mais 10 festivais internacionais . No final de 2017 o CLT se abriu para a dança e o Curta Dança viu como uma possibilidade para ampliar suas trocas.  

A 5ª edição do Curta Dança acontecerá em formato virtual e contemplará projetos que buscam promover a troca no campo da Dança mediadas pela tela. A mostra acontecerá do dia 24 ao dia 29 de novembro de 2021, no site e nas redes sociais do Festival. 2021 Em cada noite será realizado o tradicional bate-papo ao final de cada sessão, com ume mediadore convidade. Além da coprodução com o Corredor Latinoamericano de Teatro, a Mostra conta com recursos advindos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Fundo Municipal de Belo Horizonte. 

As danças selecionadas irão receber uma ajuda de custo no valor de R$525,00.

Inscrições 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do dia 17 de agosto ao dia 05 de setembro de 2021, somente pela internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico. 

FORMULÁRIO DISPONÍVEL ABAIXO 

https://forms.gle/gHdT82SB5MgKXFdH7 

Quem poderá se inscrever 

Artistas de qualquer região do Brasil e da América Latina, com produções coletivas e/ou individuais, com trabalhos prontos e/ou em processo, não sendo necessário já ter a apresentação pronta no momento de inscrição. 

Serão selecionadas 

- 24 danças curtas divididas em 4 categorias; 

- danças de até 15 minutos; 

- danças de no mínimo 1 minuto. 

 As categorias são: 

- categoria livre (danças de até 15 minutos); 

- produção em quarentena (até 15 min); 

- videodança (até 15 min) e; 

- curta duração (danças de no mínimo 1 minuto máximo 3min). 

No que tange às categorias, segue detalhamento: 

Categoria livre: para danças de no mínimo 1 minuto até 15 minutos de duração, de qualquer tipo, formato ou estética; 

Categoria produção em quarentena: com temáticas que relacionam dança e o estar em confinamento, com o tempo mínimo de 1 minuto até 15 minutos de duração; 

Categoria videodança: pensando a relação da dança com o vídeo, 2021 quanto às escolhas que aparecerão pós edição de vídeo no que se refere a enquadramento, planos, entre outros elementos do audiovisual. Diferente de uma dança filmada, é uma linguagem específica. Esta categoria mantém o tempo mínimo de 1 minuto até 15 minutos de duração. 

Categoria curta duração: para danças de no mínimo 1 minuto e máximo 3 minutos. De qualquer tipo, formato ou estética, tendo o cuidado de não ultrapassar 3 minutos de duração. 

As danças selecionadas serão distribuídas em 6 dias de apresentação (4 danças por dia). 

LINK DO FORMULÁRIO, contendo as seguintes informações

Sinopse com o máximo de 5 linhas,

 no mínimo 3 fotos em alta resolução (1 vertical e 2 horizontais, com crédito), 

Ficha técnica completa, 

Endereço nas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram). 

Além do formulário preenchido, o candidato deverá enviar o Projeto por Escrito ou Projeto em Vídeo, com as seguintes informações: 

Projeto por Escrito - O projeto deve ter no mínimo uma página, contendo a proposta da dança, linha de pesquisa e informações adicionais que permitam uma melhor avaliação. 

Projeto em Vídeo - Link do vídeo de até 2 minutos com a proposta da dança (Não envie o vídeo da dança), linha de pesquisa e informações adicionais que permitam uma melhor avaliação. 

ATENÇÃO! O vídeo deve ter no máximo 2 minutos de duração. Se o vídeo enviado tiver mais que 2 minutos ele será automaticamente desclassificado (tolerância máxima de 5 segundos)

Resultado 

As propostas selecionadas serão divulgadas nas redes sociais do CURTA DANÇA, www.instagram.com/curtadancabh/ e www.facebook.com/curtadancabh/ no dia 13 de Setembro de 2021. 

Coordenação do CURTA DANÇA 

Belo Horizonte, 2021. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário